Pular para o conteúdo principal

Aula 1 - Captação de recursos: Como tirar o projeto do papel - 28º semana





Para executar um projeto, o empreendedor precisará dedicar-se ao desenvolvimento de diversas etapas, a fim de alcançar seu objetivo final. 


Uma dessas etapas trata-se da captação de recursos, tema da aula de hoje. E do que se trata?

A captação de recursos é uma etapa fundamental, tanto para a criação quanto para a expansão do projeto. É a partir da captação de recursos que o projeto poderá ser desenvolvido. Desse modo, o empreendedor deverá determinar quais os elementos necessários para que o projeto seja executado. 


Para entendermos melhor sobre captação de recurso, imaginemos que você quer fazer um bolo de cenoura. Você precisará de dinheiro para os ingredientes, recipientes, fogão, etc. Esses serão os recursos necessários.


A partir desse exemplo, é possível compreender que os tipos de recursos podem ser os mais variados, a depender do projeto escolhido.

Você poderá precisar de recursos financeiros, materiais e humanos para a execução do projeto. 


É nesse momento em que o empreendedor buscará investimentos financeiros ou recursos humanos e materiais para que o projeto possa funcionar


A captação de recursos pode ocorrer de diversas formas e você poderá adaptá-las de acordo com a sua necessidade. Aqui, apresentamos algumas formas de captação de recursos financeiros: 


  • Investimento próprio: Alternativa para empreendedores que já possuem recursos financeiros em conta suficiente para o pontapé inicial do negócio.

  • Investimento anjo: Além do investimento financeiro, nessa modalidade o investidor auxilia na gestão e também participa dos lucros. Para obter esse tipo de investimento, é necessário passar por uma série de negociações. 

  • Crowdfunding: Semelhante a anterior, mas o levantamento de recursos é feito por meio do público, por meio de contribuições. 

  • Sócios: Uma outra maneira é buscar pessoas interessadas em obter parte dos direitos da empresa. 

  • Ajuda governamental: O governo federal disponibiliza linhas de crédito para micro e pequenas empresas por meio de órgãos de fomento econômico. 

  • Empréstimos: Empréstimos bancários também são uma alternativa, no entanto, é necessário levar em conta as taxas de juros cobradas. 


Contudo, projetos não se desenvolvem apenas com recursos financeiros. É necessário definir outros tipos de recursos como espaço físico, horas de trabalho, recursos humanos, materiais, formas de divulgação, etc. 


A partir dessas informações elenque, de acordo com seu projeto, quais serão os recursos necessários para a execução. Lembre-se de analisar todas as necessidades de forma minuciosa. Para registrar e socializar suas ideias, compartilhe as formas de captação encontradas por você nos comentários. 


Tão importante quanto captar os recursos é saber como administrá-los. Portanto, esse será o tema da nossa próxima aula.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 2 - Aprendendo o valor do dinheiro - 29º semana

Você sabia que, com o devido planejamento, é possível estabelecer metas e alcançar objetivos mesmo com pouco dinheiro? Para empreender é fundamental saber gerir suas finanças. No entanto, a administração dos recursos financeiros não se aplica apenas aos negócios, mas também em suas finanças pessoais.  Pensando nisso, responda às perguntas a seguir, para analisar o atual estágio das suas finanças. O objetivo é observar se o modo como você ou sua família estão gerenciando o dinheiro tem sido satisfatório ou não de acordo com suas necessidades e objetivos. Clique aqui e responda ao formulário. Quem sabe um objetivo pessoal não pode te ajudar a aprender a empreender?  Ao falar sobre finanças, estamos nos referindo aos recursos financeiros disponíveis e o equilíbrio entre receitas e despesas, ou seja, entre o que você ganha e o que você gasta.  O modo como gerenciamos nossas finanças nos permite pagar os gastos essenciais e traçar planos de acordo com nossos objetivos. A partir da anális

Calendário de aulas