Pular para o conteúdo principal

Aula 2 - Aprendendo o valor do dinheiro - 29º semana




Você sabia que, com o devido planejamento, é possível estabelecer metas e alcançar objetivos mesmo com pouco dinheiro? Para empreender é fundamental saber gerir suas finanças. No entanto, a administração dos recursos financeiros não se aplica apenas aos negócios, mas também em suas finanças pessoais. 
Pensando nisso, responda às perguntas a seguir, para analisar o atual estágio das suas finanças. O objetivo é observar se o modo como você ou sua família estão gerenciando o dinheiro tem sido satisfatório ou não de acordo com suas necessidades e objetivos.

Clique aqui e responda ao formulário.

Quem sabe um objetivo pessoal não pode te ajudar a aprender a empreender? 


Ao falar sobre finanças, estamos nos referindo aos recursos financeiros disponíveis e o equilíbrio entre receitas e despesas, ou seja, entre o que você ganha e o que você gasta. 

O modo como gerenciamos nossas finanças nos permite pagar os gastos essenciais e traçar planos de acordo com nossos objetivos.


A partir da análise das suas finanças partimos para a construção de formas de organização. Para tanto, você pode optar por diversas ferramentas como aplicativos (por exemplo: Meu dinheiro, Minhas Economias), planilhas (Excel, da Microsoft) ou até mesmo elaborar um caderno de controle de gastos utilizando caneta e papel. Independente do recurso escolhido, você precisa preencher os principais tópicos para uma boa gestão financeira:



Controle Financeiro

Entrada:

Total que você recebe por mês. 

Gastos fixos:

Gastos mensais que não se alteram ou que recebem alterações pontuais. Exemplo: Aluguel.

Gastos variáveis:

Gastos mensais que se alteram de acordo com o consumo. Exemplo: Água. 

Total de despesas: 

Total gasto no mês.


Conhecendo o fluxo de despesas, você poderá transformar seu modo de consumo e poupar dinheiro.


Na próxima aula, vamos refletir sobre como você pode elencar prioridades em prol de um objetivo.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 1 - Captação de recursos: Como tirar o projeto do papel - 28º semana

Para executar um projeto, o empreendedor precisará dedicar-se ao desenvolvimento de diversas etapas, a fim de alcançar seu objetivo final.  Uma dessas etapas trata-se da captação de recursos, tema da aula de hoje. E do que se trata? A captação de recursos é uma etapa fundamental, tanto para a criação quanto para a expansão do projeto. É a partir da captação de recursos que o projeto poderá ser desenvolvido. Desse modo, o empreendedor deverá determinar quais os elementos necessários para que o projeto seja executado.  Para entendermos melhor sobre captação de recurso, imaginemos que você quer fazer um bolo de cenoura. Você precisará de dinheiro para os ingredientes, recipientes, fogão, etc. Esses serão os recursos necessários. A partir desse exemplo, é possível compreender que os tipos de recursos podem ser os mais variados, a depender do projeto escolhido. Você poderá precisar de recursos financeiros, materiais e humanos para a execução do projeto.  É nesse momento em que o empreend

Calendário de aulas