Pular para o conteúdo principal

Aula 3 - Consumir de forma consciente como método de poupar - 30º semana


Avaliado seus gastos, de que forma você pode transformar seu modo de consumo e poupar dinheiro?


Aqui você precisará elencar prioridades e refletir sobre o modo como tem consumido produtos e serviços. Não se trata de cortar gastos que fazem parte de suas necessidades básicas, mas ter um consumo mais consciente que te auxilie a ter uma vida financeira mais saudável e contribua para concretização dos seus projetos.

Vamos falar sobre consumo consciente? 

Consumo consciente se refere às práticas de consumos saudáveis em que você, enquanto consumidor, é capaz de fazer análises e tomar decisões com base nos impactos ambientais e financeiros ao adquirir determinado produto ou serviço. 

Para compreender melhor sobre consumo, vejamos um vídeo explicativo de 20 minutos:


                    The Story of Stuff, Annie Leonard.



 A partir do que foi visto em "A história das coisas", vamos refletir sobre nossas práticas de consumo individuais. 


Ao escolher um produto ou serviço, quais são os principais fatores de escolha?

Você opta por produtos mais baratos, duráveis, leva em conta a estética, funcionalidade e o impacto ambiental?

Como as redes sociais ou a sua rede comunitária tem impactado sobre seu consumo? 

Compreendendo porque consumimos o que consumimos podemos elencar prioridades e até mesmo encontrar possibilidades não só para poupar, mas também para obter ganhos. O óleo de cozinha, por exemplo, pode ser reutilizado para fazer sabão. 

A partir dessa reflexão, faça uma lista com 3 a 5 pontos em que você pode economizar e compartilhe nos comentários.

Estabelecida as formas de economia, vamos pensar em metas de curto, médio e longo prazo dentro das suas possibilidades financeiras. As metas de curto prazo são aquelas que podem ser alcançadas ao longo de 12 meses, as de médio prazo são aquelas que precisam de um pouco mais de tempo, variando entre 1 a 5 anos. Por fim, as metas de longo prazo são as que poderão ser realizadas em um prazo de 5 anos ou mais. 

 Para registrar essas metas, vamos construir um Mural dos Sonhos. 



O Mural dos Sonhos trata-se de um recurso visual onde, por meio de imagens simbólicas, você colocará suas metas. Você pode construir o seu mural usando cartolina 
 e revistas velhas ou o Canva. Independentemente da maneira que você irá construir o seu mural, ele deve ser colocado em um lugar onde você possa visualizá-lo cotidianamente. 

Para finalizar, estabelecidos as metas e os prazos, faça avaliações periódicas, de acordo com seus objetivos, reorganizando gastos, se necessário, ou estabelecendo novos projetos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 2 - Aprendendo o valor do dinheiro - 29º semana

Você sabia que, com o devido planejamento, é possível estabelecer metas e alcançar objetivos mesmo com pouco dinheiro? Para empreender é fundamental saber gerir suas finanças. No entanto, a administração dos recursos financeiros não se aplica apenas aos negócios, mas também em suas finanças pessoais.  Pensando nisso, responda às perguntas a seguir, para analisar o atual estágio das suas finanças. O objetivo é observar se o modo como você ou sua família estão gerenciando o dinheiro tem sido satisfatório ou não de acordo com suas necessidades e objetivos. Clique aqui e responda ao formulário. Quem sabe um objetivo pessoal não pode te ajudar a aprender a empreender?  Ao falar sobre finanças, estamos nos referindo aos recursos financeiros disponíveis e o equilíbrio entre receitas e despesas, ou seja, entre o que você ganha e o que você gasta.  O modo como gerenciamos nossas finanças nos permite pagar os gastos essenciais e traçar planos de acordo com nossos objetivos. A partir da anális

Aula 1 - Captação de recursos: Como tirar o projeto do papel - 28º semana

Para executar um projeto, o empreendedor precisará dedicar-se ao desenvolvimento de diversas etapas, a fim de alcançar seu objetivo final.  Uma dessas etapas trata-se da captação de recursos, tema da aula de hoje. E do que se trata? A captação de recursos é uma etapa fundamental, tanto para a criação quanto para a expansão do projeto. É a partir da captação de recursos que o projeto poderá ser desenvolvido. Desse modo, o empreendedor deverá determinar quais os elementos necessários para que o projeto seja executado.  Para entendermos melhor sobre captação de recurso, imaginemos que você quer fazer um bolo de cenoura. Você precisará de dinheiro para os ingredientes, recipientes, fogão, etc. Esses serão os recursos necessários. A partir desse exemplo, é possível compreender que os tipos de recursos podem ser os mais variados, a depender do projeto escolhido. Você poderá precisar de recursos financeiros, materiais e humanos para a execução do projeto.  É nesse momento em que o empreend

Calendário de aulas